LOJA ONLINE // Ukuleles Novos e Usados, Encordoamentos, Acessórios, Camisetas, etc!

Afinando seu Uke

Essa é uma dúvida muito comum quando se quer comprar um Ukulele, no meu caso, comprei meu primeiro Uke sem saber muita coisa, fui aprendendo ao longo do tempo. O fato de eu já tocar alguns instrumentos de corda, facilitou muito, mas se você não toca nenhum outro instrumento, não se preocupe, vamos tentar passar o passo a passo, caso tenha dúvida, entre em contato!

Vamos começar pela afinação standard que é gCEA, ou seja, sol-DÓ-MI-LÁ (o sol ou o "g" é escrito em letras minúsculas por ser uma corda mais fina acima das mais grossas).

Um afinador digital facilitará muito, basta afinar seu Uke com as notas acima em 4ª oitava. Por isso é comum também ver a afinação sendo representada assim g4-C4-E4-A4.

Se você não tem um afinador digital, basta usar um diapasão ou um site de afinação.

Segue abaixo a imagem das cordas relacionadas às notas.

25 comentários:

  1. O afinador usado em violão também serve para uke, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! O diapasão eletronico serve para todos instrumentos. Eu costumo afinar o meu uke com base no som do teclado. pois sendo um instrumento eletronico nunca vai desafinar.

      Excluir
    2. Talvez,pq o violão tem 6 cordas e o ukulele 4,do se o seu afinador tiver modo 4 cordas,aí vc pode afinar ele

      Excluir
  2. Respostas
    1. sim,Fernando o afinador tem q esta regulado na escala cromatica.

      Excluir
  3. Eu estou prestes a comprar o meu primeiro ukulele e estou em dúvida sobre uma coisa. Sou canhota e gostaria de saber se tem como eu inverter apenas a corda g e a A ou tenho que inverter tudo? E tem como eu trocar as cordas sem danificá-las e precisar comprar outras?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou prestes a comprar o meu primeiro ukulele e estou em dúvida sobre uma coisa. Sou canhota e gostaria de saber se tem como eu inverter apenas a corda g e a A ou tenho que inverter tudo? E tem como eu trocar as cordas sem danificá-las e precisar comprar outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou canhota e inverti todas as cordas, não precisa comprar cordas novas se as suas estiverem boas e inverter a ordem não irá danificar o som, as cordas ou o instrumento de maneira geral.

      Excluir
  5. Olá. Estou tendo o seguinte problema: ao afinar a 3 corda (Dó) ela ta afinada bonitinha, porém, quando vou tocar e pressiono uma casa ou duas depois (fazendo um sol no ukulele por exemplo) a nota está desafinada. E isso se confirma no afinador digital. Eu acerto o Dó na corda solta, mas se pressiono a corda em qualquer casa, ela ta desafinada, geralmente em 1/4 de tom pra cima. Ps. Só essa corda tem esse problema...o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma série de fatores, braço mal feito, empenado, etc.
      Leve em um luthier.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. No começo, ele vai desafinar com grande frequência mais conforme vc for tocando, mais ele segura as cordas afinadas

      Excluir
  6. Olá! Parabéns pelo site, gostei muito. Três dúvidas, por favor, se você tiver um tempo para responder eu fico grato:

    1) tenho um recém-comprado ukelele no tamanho concert e estou com uma dificuldade de encontrar capa/bag para ele. Será que uma capa para cavaquinho serve para o concert? Ou uma capa de outro instrumento?

    2) posso reordenar as cordas, para que fiquem da mais grossa à mais fina, similar ao violão?

    3) quanto as cordas, eu li em um fórum do exterior que é possível utilizar cordas do violão de nylon no ukelele, é verdade?

    Mais uma vez obrigado e parabéns pelo site! Já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  7. Da pra afinar por aplicativos de afinar violão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do aplicativo.
      A maioria deles serve para vários instrumentos, inclusive ukulele.
      O do Cifra club é um que eu indico...

      Excluir
  8. ola ! seu ukulele afina exatamente na 12 casa?

    ResponderExcluir
  9. As cordas do ukelele é especifico para o instrumento? se usar as cordas de violão, qual corda eu uso para a corda C (dó)?

    ResponderExcluir
  10. Sabe se cordas de ukelele tenor servem em concert

    ResponderExcluir
  11. Sabe se cordas de ukelele tenor servem em concert

    ResponderExcluir
  12. O tom natural do violao é em C, qual o tom do ukelele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não é muito correto dizer que "o tom natural do violão seja Dó" e sim que ele não é um instrumento "transposto", como saxofone, Trompete etc.
      Ou seja, Dó no violão é Dó mesmo...
      O mesmo vale para o Ukulele, que tb não é um instrumento transposto ;)

      Excluir
  13. O tom natural do violao é em C, qual o tom do ukelele?

    ResponderExcluir